REVISTA

TODAS

IMS: Instituto Moreira Salles, uma instituição dedicada a fotografia.

Além de São Paulo, IMS tem sedes também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e é ótima opção para quem busca imersão no universo fotográfico Caminhar por São Paulo é ter a grata sensação de que a qualquer momento é possível se deparar com lugares cuja a história é marcada pela valorização da […]

Por Constance Franciosi

Além de São Paulo, IMS tem sedes também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e é ótima opção para quem busca imersão no universo fotográfico

Caminhar por São Paulo é ter a grata sensação de que a qualquer momento é possível se deparar com lugares cuja a história é marcada pela valorização da arte e cultura.  Entre estes locais, bem no coração da cidade, está o Instituto Moreira Salles. 

Com ampla estrutura, o IMS está localizado na Avenida Paulista e conta com nove andares que abrigam salas de exposição, cineteatro, espaço para estudos, salas de aula que recebem frequentemente palestras e cursos, biblioteca com riquíssimo acervo, além de café e restaurante, que dão ao edifício um clima ainda mais agradável e propício para boas conversas.

Sendo uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Moreira Salles, fundado em 1990, por Walther Moreira Salles, trabalha continuamente pela formação, conservação e divulgação de acervos de fotografia, literatura, artes plásticas, além de música e cinema. Os visitantes ainda contam com uma ampla programação cultural. 

Um dos destaques do IMS é justamente a fotografia. Com um acervo que começou a ser formado em 1995, o instituto abriga hoje mais de 2 milhões de imagens, que incluem coleções do século XIX, a coleção do antropólogo Claude Lévi-Strauss, da década de 1930, além da mais completa compilação da fotografia nacional das primeiras décadas do século XX, com grandes nomes como Marcel Gautherot. 

Muitas das fotografias são raras e abordam questões da história do Brasil, das comunicações e das artes visuais.  

A atuação da instituição, no entanto, vai além da manutenção do acervo e de eventos pontuais. O Instituto Moreira Salles é reconhecido também por incentivar e executar projetos de médio e longo prazo, com o desenvolvimento de programas regulares que se aprofundam na essência de artistas e obras, colaborando para a formação e aprimoramento do público. 

Ações educativas, cursos, oficinas e debates também fazem parte da ampla agenda do Instituto Moreira Salles. 

Neste mês de maio, por exemplo, acontece no IMS o curso Infâncias em Clarice Lispector, que busca aproximar educadores e público em geral das obras da autora que abordam a infância. 

No fim do ano passado e início deste ano, o instituto já havia promovido a exposição Constelação Clarice, que trouxe trabalhos de artes visuais, manuscritos, fotografias e outros documentos do acervo pessoal da escritora. 

IMS NO RIO DE JANEIRO

Localizado no bairro da Gávea, o Instituto Moreira Salles do Rio está sediado na mesma casa onde viveu Walther Moreira Salles e sua família.  A própria casa já é um atrativo para os visitantes, pois é um marco da arquitetura moderna dos anos 50, projetada por Olavo Redig de Campos, em 1948, com paisagismo de Burle Marx. 

Assim como em São Paulo, no IMS do Rio o visitante tem acesso a exposições, filmes, além de um vasto acervo de fotografia, literatura, música e iconografia.  

IMS EM POÇOS DE CALDAS 

A cidade mineira de Poços de Caldas foi a primeira do país a receber o centro cultural do Instituto Moreira Salles, inaugurado em 1992. 

A cidade foi escolhida pelo próprio Walther Moreira Salles, como homenagem à região onde sua família se estabeleceu, em 1918.  

REVISTA ZUM: PERIÓDICO DO INSTITUTO MOREIRA SALLES VOLTADO PARA FOTOGRAFIA 

Além dos centros culturais, o Instituto Moreira Salles promove outras ações voltadas para fotografia, cinema e música, como a Revista Zum, periódico semestral sobre fotografia contemporânea. 

INSTITUTO MOREIRA SALLES RECEBE MOSTRA DE WALTER FIRMO  

Entre as atrações da agenda de maio que valem a pena serem conferidas, na sede de São Paulo do Instituto Moreira Salles, está a exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito. 

A retrospectiva traça um panorama da obra do fotógrafo, marcada por registros que exaltam a população e a cultura negra do Brasil.

A mostra pode ser conferida até 11/09/2022 e a entrada é gratuita. 

Num período em que há uma crescente desvalorização da arte no Brasil, instituições como o Instituto Moreira Salles, que atuam no incentivo e preservação da cultura, desempenham papel fundamental, não só como lugar de encontro e vivências, mas também como local de memórias, que resiste e preza pela identidade de um país multicultural.   Vale muito a visita. 

Constance Franciosi 

INSTITUTO MOREIRA SALLES 

Avenida Paulista, nº 2424  

Bela Vista – São Paulo.

Horário de visitação: De terça a domingo e feriados: Das 10h às 20h

Para mais informações acesse: https://ims.com.br/

CONSULTE PELO SITE

Adicione suas obras em Minha Lista
e nos envie para consultas.

MONTAR LISTA

ENTRE EM CONTATO

Realizamos atendimento
à distancia e presencial.

WHATSAPP