SOBRE Adriano Gambarini

1969, São Paulo, Brasil

Gambarini traz na sua fotografia a ligação com a natureza que nutre desde quando era criança e acampava com seus pais em diversas regiões do Brasil. Formado em Geologia pela USP, o estudo da Terra e suas estruturas apurou ainda mais seu olhar, que há mais de 30 anos registra a biodiversidade, em diversas expedições que realiza ao redor do mundo e nas grandes florestas brasileiras. Fotógrafo permanente da National Geographic Brasil, é autor de 18 livros, além de ter sido por três vezes palestrante no TEDx. Foi vencedor do Prêmio Comunique-se 2019, na categoria Profissional da Imagem.
Quadro Adriano Gambarini - Mata Atlântica, São Paulo
"Sempre enxerguei a fotografia como uma forma de me conectar com o mundo, e torná-lo parte do mundo dos outros. Não apenas eternizar um momento, mas permitir a recriação destes momentos pelo olhar do leitor. E este é o significado maior de uma imagem: criar histórias, ativar lembranças, comungar com um bem maior - a vida." - Adriano Gambarini

SOBRE “GEMINUS”

A natureza se espelha, duplica e se funde. De alguma forma, observar é ressignificar início e fim. Reflexo e matéria originária. Céu e água. Como os processos que se repetem e são a origem da vida tal qual a conhecemos. Geminus em latim significa “gêmeo, duplicado, igual”, como a escala e a repetição dos elementos que contemplam a floresta ao se encontrarem com o rio.

SOBRE “MATTA”

Com seu formato em preto e branco, a série Matta destaca a consistência e densidade das florestas brasileiras, fazendo uma analogia aos desenhos feitos à mão por colonizadores, quando retratadas ainda primárias e sem intervenção humana. A palavra Matta é a origem em latim da palavra “Mata”. É uma imersão na vegetação densa, quase um labirinto, de diferentes texturas, formas e portes de árvores, de forma atemporal e que convida a refletir sobre a sua origem e sua preservação.

SOBRE “ESCUTA”

Através da relação que ele próprio nutre com a floresta, Gambarini traz em Escuta, um lembrete capaz de estimular os sentidos diluídos por uma vida urbana. Mais do que sentir, é preciso exercitar a escuta a fim de nos conectarmos com o estado de coisas essenciais, porque não apenas contemplamos a natureza, como somos parte dela. A série Escuta é sobre ação consciente e presente, um despertar de atenção para um estado ativo de percepção e conexão com a nossa própria origem.

OBRAS DE Adriano Gambarini

Geminus I, 2020, Rio Negro, Amazônia, Brasil
AGA010100150
Adriano Gambarini
Matta V, 2012, Mata Atlântica, Brasil
AGA005
Adriano Gambarini
Matta II, 2017, Amazônia, Brasil
AGA002
Adriano Gambarini
Vascular II, 2017, Amazônia, Brasil
AGA032
Adriano Gambarini
Matta VIII, 2012, Mata Atlântica, Brasil
AGA008
Adriano Gambarini
Matta IV, 2010, Mata Atlântica, Brasil
AGA004
Adriano Gambarini
Água em Festa, 2018, Rio Negro, Amazônia, Brasil
AGA030
Adriano Gambarini
Escuta II, 2016, Mata Atlântica, Brasil
AGA040
Adriano Gambarini
Matta VII, 2012, Mata Atlântica, Brasil
AGA007
Adriano Gambarini
Matta III, 2010, Mata Atlântica, Brasil
AGA003
Adriano Gambarini
Geminus VIII, 2009, Rio Negro, Amazônia, Brasil
AGA017
Adriano Gambarini
Geminus II, Riu Xeruã, Amazônia, Brasil
AGA011
Adriano Gambarini
Matta VI, 2013, Mata Atlântica,Brasil
AGA006
Adriano Gambarini
Matta I, 2017, Amazônia, Brasil
AGA001
Adriano Gambarini
Geminus I, 2020, Rio Negro, Amazônia, Brasil
AGA010
Adriano Gambarini
Miragem, 2014, Rio Tapajós, Amazônia, Brasil
AGA035
Adriano Gambarini

CONSULTE PELO SITE

Adicione suas obras em Minha Lista
e nos envie para consultas.

MONTAR LISTA

ENTRE EM CONTATO

Realizamos atendimento
à distancia e presencial.

WHATSAPP

Para sua maior segurança, atualizamos as Políticas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.